Esta era uma tradicional 999 vermelha até o Ricardo decidir que gostaria de radicalizar. Desde as conversas iniciais, ele deixou claro de que gostaria que fosse desenvolvido algo fora da caixa, criativo. O Ricardo compartilhou algumas ideias conosco mas também não fez muitas exigências, mostrando muita confiança em nosso trabalho ao dar carta branca neste projeto.
Considerando diversas opções de estilo possíveis para o modelo, a mais atraente delas foi a de transformar a 999 em uma streetfighter. As linhas modernas desta superbike, que dividem opiniões dos Ducatistas mais tradicionais até hoje, combinariam perfeitamente com um design agressivo e minimalista.
A mais evidente das características deste projeto é o esquema de pintura incomum para motocicletas Ducati. A ideia foi destacar o icônico chassi em treliça da casa italiana através de um azul elétrico, seguido por um set de peças de alumínio anodizadas em azul. O cinza das carenagens foi pensado para dar um toque sóbrio ao conjunto.
A construção do visual streetfighter foi possível com a fabricação de uma rabeta desenvolvida especialmente para o modelo e que necessitou de alterações no chassi B. Esta rabeta tem formato bem curto e limpo para destacar o conjunto da roda traseira. Outra peça feita sob medida foi o spoiler para proteção do radiador e do coletor de escape. Por fim, no sistema de iluminação optamos por utilizar farol e lanterna modelos Ducati para manter a identidade da marca o máximo possível.
Como planejamos ter uma rabeta muito curta, não fazia muito sentido manter as ponteiras originalmente posicionadas sob o assento do piloto. Além disso, estavamos seduzidos pela ideia de criar um visual minimalista para valorizar os elementos principais da 999 Streetfighter. Desta forma, acabamos desenvolvendo um escapamento compacto o suficiente para ser instalado entre o motor e a balança.
Agradecimentos especiais: Moto.com.br e Racing Box
sd
sdsadadsd